Ronaldo Gerger, conhecido como R. Naldo, criador e apresentador do “Voz das Tribos”, nasceu em São Paulo, capital. Ele começou seus trabalhos em programas amadores de rádio no WhatsApp e em vídeos para o Facebook. Seu primeiro projeto foi o “Minha Praça, Minha Vida”, transmitido exclusivamente pelo Facebook, com o único intuito de debochar e chocar as pessoas que, na época, postavam “tudo que faço é melhor”. O programa apresentava quadros de rua, com destaque para os episódios mais polêmicos: “como fazer um sopão em praça pública” e “como queimar um pneu de caminhão”. Depois, vieram os programas com músicas ao fundo: “Polares”, “Boletim Informativo”, “Churrisco da Mossâmedes e o Milton News”.
Atualmente, estuda jornalismo, produções em áudio e vídeo, inglês e operações em Broadcast, com o objetivo de buscar a evolução em suas performances e nos vídeos apresentados no programa. Desde a infância, sempre foi um apreciador e colecionador de música alternativa, frequentando as grandes Galerias de música em São Paulo. Ele possui um verdadeiro arsenal de discos e CDs, indo além dos rótulos. Foi um frequentador assíduo das casas noturnas underground na época da Led Slay, Black Jack, Fofinho, Morcegovia e no Madame (atualmente). Sua paixão sempre foi pela subcultura e por estilos como Punk, Pós-Punk, Dark Gothic Rock, Doom Metal, Gothic Metal, Death Metal e Black Metal. No entanto, ele sempre manteve a mente e os ouvidos abertos para outros estilos, como Rock Progressivo, Heavy Metal Tradicional, Reggae, Dub, Hip Hop, etc. Esses estilos, em suma, são predominantemente de bandas estrangeiras.
Seu despertar para a música nacional aconteceu com bandas paulistas como Das Projekt Der Krummen Mauern (gothic rock – antiga formação) nos anos 90, frequentando shows e eventos relacionados a essas bandas. Além disso, ele é um fã incondicional e declarado da banda Torture Squad, desde o início com Victor Rodrigues e, atualmente, com Mayara Puertas nos vocais. Ele inclusive segue a banda em shows e eventos.
Ouvinte assíduo e fã das rádios e dos radialistas, até hoje é ouvinte da 89 FM, a Rádio Rock, Kiss FM, Rádio Transamérica, entre outras… “Um sonho já em andamento é a conversa com May Undead (vocalista) para a gravação de um programa histórico.”“Vale a pena conferir o programa #5, (disponível no Spotify) no qual R. Naldo fala sobre o sentido do programa e o conceito das tribos urbanas.”
Tão logo o programa iniciou, veio a paixão incondicional pela cultura brasileira e nossas origens, tão bem representada e inspirada por bandas como Sepultura e Tribal Scream, que retratam nossas raízes indígenas e culturais, aliadas ao peso do metal, e que se identificou juntamente com L. Zanata (que já gosta de Rap, Trap, Funk e Eletrônico) em unir todas essas tribos urbanas.
E o interesse pelo Hip Hop veio quando passou a frequentar as Batalhas de Rap na rua na Vila Formosa “Batalhas dos Loko” e na Vergueiro “Batalha do Santa”.
Ele acredita piamente que o programa continua a evoluir, explorando novos formatos, como batalhas de rap, e documentários com entrevistas de rua. Juntamente com a mudança para o Studio NVS, novos horizontes se abriram, incluindo programas com auditório a partir de novembro de 2023. A produção e edição do programa, que anteriormente eram terceirizadas integralmente pela Joya Films, agora serão feitas internamente, com novos equipamentos profissionais e o apoio de uma equipe na produção e nas filmagens. Tudo isso reflete a paixão de R. Naldo por unir as tribos urbanas e proporcionar conteúdo de qualidade aos ouvintes.
ESTE VÍDEO ESTÁ IMPERDÍVEL, conheçam o som e a história desta super banda da Zona Leste de São Paulo que misturam Rap & Hip Hop & Rock ‘n’ Roll. Tocando seus sucessos e LANÇAMENTOS EXCLUSIVOS NO PROGRAMA além da entrevista com temas inéditos dívidas em 4 partes.
Não perca nenhum episódio! Inscreva-se agora e receba nossos episódios diretamente em sua caixa de entrada.
Voz das Tribos © 2023